Trabalhamos com joias feitas sob encomenda, cuidadosamente moldada para se adequar às escolhas e medidas informadas no momento da compra. Isso significa que todo o nosso processo — da fundição do metal ao acabamento final — é iniciado exclusivamente para cada pedido, sem peças em pronta entrega.
Por isso, pedimos atenção especial a todas as especificações fornecidas no ato da compra, principalmente numerações e detalhes de personalização.
Criamos o guia “Tamanho do anel” com instruções para te ajudar a medir corretamente, além de tabelas de referência padrão.
Ajustes:
- Nas peças de ouro o primeiro ajuste é gratuito, e o cliente custeia apenas o frete de envio e reenvio.
- Para as peças de prata, caso a numeração informada esteja incorreta e seja necessário realizar um ajuste, o custo será calculado com base no metal e no grau de alteração, além do frete de envio e reenvio.
- Ajustes até duas numerações, seja para mais ou para menos nas peças de prata custa R$30 por peça + frete.
- Para mudanças superiores a 3 números ou ajustes em peças com pedras, é necessário contato prévio para avaliação técnica. Algumas alterações podem não ser possíveis devido ao impacto no design original da peça.
Observação importante: Sempre tentamos fazer com que o ajuste seja mais rápido que o prazo de produção, mas a princípio ele segue o mesmo da produção padrão e pode variar conforme a demanda do ateliê. Durante o período de fim de ano (novembro a janeiro), ajustes e manutenções são temporariamente suspensos.
Alterações em Pedidos:
Alterações como mudança de numeração, tipo de pedra, gravações ou materiais só poderão ser feitas gratuitamente dentro de 48 horas após a compra. Depois disso, será necessário arcar com custos adicionais, pois etapas do processo de produção podem já ter sido executadas. Alterações após o prazo também reiniciam o cronômetro da produção.
Pedidos que estejam pendentes por falta de informações (como medida ou escolha de pedra) também terão seu prazo iniciado apenas após o envio completo dessas definições.
Desistência de pedidos em produção:
Na Alento, toda joia é feita sob encomenda e personalizada com base nas escolhas individuais de cada cliente. Isso significa que, assim que um pedido é confirmado, iniciamos imediatamente o processo de produção, com compra de materiais, alocação de mão de obra, entre outros.
Por esse motivo, a desistência de pedidos só pode ser solicitada dentro de até 48 horas após a confirmação da compra, exclusivamente via WhatsApp (83 8637-7441). Após esse prazo, a produção já estará em andamento e não será mais possível efetuar o cancelamento ou o estorno.
Mesmo que sua mensagem chegue fora do horário de atendimento, se ela for enviada dentro desse prazo de 48 horas, ela será considerada válida e o cancelamento será realizado.
Após 48 horas, ainda posso desistir?
Se algum imprevisto acontecer dentro de até 7 dias corridos após a compra, entre em contato conosco. Nesses casos, poderemos conversar sobre a substituição do modelo em produção por outra peça do mesmo valor. Essa troca será feita de forma personalizada, e o prazo de produção será reiniciado a partir da nova confirmação.
Porém, após o 7º dia, a produção estará avançada, e infelizmente não será mais possível realizar alterações, cancelamentos ou reembolsos.
Sabemos que imprevistos acontecem, mas pedimos que só finalize sua compra quando estiver com certeza sobre a peça escolhida, ciente do prazo de produção e das políticas da Alento. Produzimos com muito carinho, em estrutura limitada, e cancelamentos impactam diretamente nosso fluxo artesanal e o planejamento da equipe.
Estamos à disposição para tirar dúvidas e oferecer todo o suporte necessário antes da sua compra — pelo WhatsApp.
Trocas e Devoluções:
Por se tratarem de peças feitas sob encomenda e personalizadas, não realizamos trocas ou devoluções. Todas as especificações — como largura, espessura, pedras e acabamentos — estão descritas com clareza em nosso site. Caso surja qualquer dúvida antes de concluir sua compra, nossa equipe está à disposição para esclarecer e orientar com transparência e afeto.
Em casos de arrependimento de compra de itens personalizados, não se aplica o direito de devolução, conforme o Código de Defesa do Consumidor, de acordo com a orientação da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON): fornecedores de produtos sob encomenda não são obrigados a aceitar desistência, desde que todas as informações tenham sido prestadas com clareza e o prazo cumprido.
Transparência sempre
Nosso compromisso é com a honestidade, o cuidado e o respeito. Criamos cada peça com dedicação artesanal e queremos que você viva uma experiência bonita e segura do início ao fim.
Se precisar de qualquer suporte, entre em contato conosco pelo WhatsApp, Será um prazer te ajudar.