Cuidados com a Peça

 

Sua peça é delicada, manuseie-a com cuidado e carinho. 

 

Prata 950:

A prata 950 é um metal eterno e altamente puro (95% prata). Naturalmente, ela está sujeita à oxidação, que pode se dar de diversas formas mas, comumente, um escurecimento ou amarelamento natural que não é defeito, e sim característica do material. Toda prata está sujeita a oxidação, sem exceções.

Fatores que aceleram a oxidação:

  • Contato com perfumes, cremes, suor e produtos de limpeza.
  • Exposição à umidade, calor e produtos químicos (cloro, água sanitária).

Felizmente esse fenômeno é simples de resolver com uma limpeza adequada da peça. 

 

Como limpar:

  • Limpeza diária e Oxidação leve: Use uma flanela mágica para polir a peça suavemente. Esfregue delicadamente. Não molhe nem lave a flanela.
     
  • Oxidação profunda: Utilize produtos antioxidante e abrilhantador específicos, sempre evitando o contato com pedras naturais. Pode-se usar qualquer limpa-pratas de sua preferência, sempre seguindo rigorosamente as instruções de uso fornecidas pelo fabricante.

 

Ouro 18k (amarelo, rosé, champanhe ou branco):

O ouro 18k é o mais nobre, com 75% de ouro puro. Oxida muito lentamente, mas ainda assim, pode ocorrer a oxidação natural (assim como com todos os metais), especialmente se a peça for submetida a condições de umidade e temperatura que favoreçam esse processo.

Observações importantes:

  • O ouro rosé pode causar reações em quem tem alergia a cobre (presente na liga).
  • O ouro branco recebe um banho de ródio, que exige cuidados extras para manter seu brilho. Evite molhar peças com banho para que ele não se desgaste rapidamente com o tempo.

 

Como limpar:

  • Oxidação leve e limpeza diária : use uma flanela mágica para polir a peça suavemente. Esfregue delicadamente. Não molhe nem lave a flanela.
     
  • Oxidação profunda: indicamos uma solução simples e segura de água morna com um pouco de detergente neutro. Com uma escova de dentes bem macia, esfregue a peça com delicadeza. Depois, enxágue em água morna e seque cuidadosamente com um pano macio. Por fim, com a peça já seca, você pode dar aquele toque final usando a flanelinha mágica para devolver o brilho e a leveza do primeiro dia.

Importante:

Limpe apenas o metal, protegendo as gemas. Não recomendamos deixar sua peça “de molho” em líquidos se ela tiver cravação de pedras, pois pode ocorrer alteração das propriedades dos minerais.


 

Pedras Naturais & Sintéticas:

Quase todas as nossas pedras são naturais (como esmeralda, rubi, safira). Apenas a moissanite e a zircônia branca são sintéticas. Essas gemas podem acumular resíduos de suor, produtos de higiene, poeira e gordura — o que compromete seu aspecto visual. Mas com uma rotina simples de cuidados, elas continuarão reluzentes como novas:

Cuidados gerais:

  • Evite impactos ou quedas.
  • Evite expor à água com frequência, principalmente pérolas e opalas.
  • Mantenha longe do sol direto.

 

Como limpar:

  • Prepare uma solução de água morna com um pouco de detergente neutro (preferencialmente de coco). Mergulhe a peça e utilize uma escova de cerdas macias ( para limpar com delicadeza ao redor e sob a pedra, onde o acúmulo costuma ser maior.
     
  • Após a limpeza, enxágue com água corrente e seque com um pano macio ou com o auxílio de um secador de cabelo em temperatura morna, evitando deixar a peça úmida.
     
  • Não use produtos abrasivos, álcool ou soluções químicas fortes. Esses itens podem danificar a lapidação ou diminuir a transparência da pedra.

Armazenamento consciente: Sempre que possível, guarde sua joia separadamente, em saquinhos ou caixinhas, para evitar atrito com outras peças. Apesar de resistentes, moissanites e zircônias podem riscar outras superfícies ou sofrer microdanos com impactos repetidos.


Dica Final: Suas joias da Alento são feitas para durar por gerações. Com os cuidados certos, elas permanecerão lindas por muitos e muitos anos. Guarde suas peças separadamente, evite atritos entre elas e, sempre que tiver dúvidas, conte com nosso suporte no WhatsApp.